Pular para o conteúdo principal

Perguntas cretinas: Daniel Massa

Mais um dos habilidosos skatistas criado nas ruas de Ribeirão Preto, Daniel Massa foi além do ‘acertar manobras’, o que ele sabe fazer muito bem. Enxergou na produção de vídeo a oportunidade para mostrar ao Brasil (e ao mundo) o quanto o skate é representativo no interior paulista. Em parceria com o Cebola, ilustrador e também skatista, surgiu o projeto sk8vervídeos.

Massa e o estúdio Sk8vervídeos

E foi em uma das sessões para o vídeo-blog que acabou filmando o tombo mais cruel de sua vida: a torção do joelho que lhe custará uma cirurgia e um bom tempo em recuperação. Mas isso não abate Massa, ele está captando imagens inéditas para em breve lançar um vídeo com parte dos skatistas mais representativos da nossa região. É esperar para ver! Enquanto isso não acontece, o VIA fez algumas perguntas cretinas a ele, que você confere agora.

Nome: Daniel Orsolino Massa
Idade: 21 anos
Cidade natal: Ribeirão Preto/SP

1) Massa é apelido ou sobrenome?
Massa: Sobrenome e apelido.

B/s heel flip contorcido

2) Quando você viu o skate pela primeira vez na sua vida?
Massa: Foi em 2001 na rua de casa, tinha uma galera que já andava por lá.

3) Logo levou o skate a sério ou demorou um pouco?
Massa: Dos 10 aos 15 anos não tinha liberdade pra sair na rua de casa e também não trabalhava na época, por isso não conseguia mantêr meu skate. Depois que começei a tabalhar, só penso em investir no skate.

B/s hurricane

4) Como era a cena em Ribeirão Preto quando você começou?
Massa: Quando começei a fazer as primeiras sessões, ia para a UBS, uma quadrinha com obstáculos feitos pelos próprios skatistas locais. Às vezes frenquentava a pista da InterSP e algumas pistas de cidades vizinhas, onde cheguei participar de alguns campeonatos. Um pico de rua onde todo mundo andava na época era o CPC (Centro Popular de Compras), em frente a Rodoviaria.

Flipão colado

5) E como você vê o cenário local atualmente?
Massa: Acho que está bem legal! Têm vários nomes aqui da cidade se destacando no cenário nacional, está acontecendo mais eventos envolvendo o skate. Só está faltando uma pista pública de street que suporte o nível dos skatistas daqui.

7) O fato de sua cidade ser centro regional (600 mil hab.) e ainda não ter uma pista público de street interfere em quê?
Massa: Acho que impede a evolução constante dos skatistas e no surgimento de novos nomes e adeptos.

Gap b/s flip

8 - E o lance de ser skatista no interior do Brasil, atrapalha de alguma forma?
Massa: Não atrapalha! Sempre andei, filmei e acabei me adaptando aos picos e situações daqui. Quem mora no interior só fica um pouco distante da mídia.

9 - Ribeirão é forte nas baladas. Qual você costuma ir com mais frequência?
Massa: Frequento o Vila Dionísio, um Pub de rock tradicional aqui da cidade.

B/s tailslide no controle

10 - A cidade também tem fama de ser farta em picos de rua, é verdade?
Massa: Na verdade agora é que estão surgindo picos novos na cidade. Os mais conhecidos já estão bem precários. Atualmente também surgiram algumas praças com um espaço legal para se andar.

11 - Recentemente você sofreu uma torção ferrada no joelho. Como aconteceu?
Massa: Em setembro de 2010 estava na sessão em uma escola pública, pra andar e filmar. Parei de filmar e fui pular uma escada de b/s flip, quando na queda cai errado e rompi o ligamento cruzado do joelho esquerdo. Agora no mês de março vou passar por uma cirurgia, depois vou ficar seis meses fazendo fisioterapia e fortalecimento. Acredito que no final de 2011 volto a andar de skate novamente.


12 – Atualmente você mantêm o blog sk8ver.blogspot.com, que traz vários vídeos de skate local. Quando e por que surgiu a ideia?
Massa: Em janeiro de 2010, quando o Fabrício Carlos (Cebola) chegou na sessão com uma cyber shot, tivemos a ideia de fazer um video para mostrar o skate da nossa região. Na hora inventamos o nome e começamos a filmar e editar nossos próprios vídeos. Depois com o tempo comprei uma camera HD e com ajuda do Glauber da Cruz fizemos uma adaptador para usar uma lente grande angula. Foi quando a galera animou mais ainda em sair pra filmar todos os dias e é isso que estou fazendo atualmente. Estou colentando várias imagens para em breve lançar um vídeo bem style.

Switch f/s heel bigspin

13 - Como os vídeos são feitos e quem são os responsáveis pelo projeto?
Massa: Nós gravamos nas ruas e em algumas pistas da região. Eu e o Cebola somos responsáveis pelo blog e contamos com ajuda de vários amigos que estão sempre no rolê ajudando a filmar, fotografar e divulgar os vídeos.

Crooked noturno

14 - Qual vídeo de skate você gostaria de ter feito?
Massa: Gosto bastante dos trabalhos de Spike Jonze.

15 – E ter uma parte de ação?
Massa: Gostaria de ter participado do vídeo Favela em ação.

F/s smith na mureta da Caixa

14 - Dos vídeos que você fez, qual você mais curte assistir?
Massa: Assisto todos, várias e várias vezes. Sempre na intenção de achar erros pra acertar nos próximos. Gostei mais do Sk8ver Flip (abaixo).


15 - O que você faria da vida se não fosse skatista?
Massa: Seria nerd, rs.

É isso Massa, o VIA agradece sua paciência e deseja uma boa recuperação. Que você volte logo a dar os rolê pesado de sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Todas as fotos do 9º Campeonato Pitangueiras/SP

Acompanhe bem de perto como foi o campeonato de skate em  Pitangueiras/SP , que aconteceu no domingo 13 de outubro, com fotos de  Jr Lemos . Lembrando que o pódio do evento está neste link !

Vídeo da Gobby: Mário Marques, Cabeça e Jhony Melhado nos picos da região!

A marca brasileira de eixos Gobby Trucks tem uma equipe de peso que experimenta e recomenda seus produtos. Mário Marques , Danilo Dihel e Jhonhy Melhado são alguns top skater do plantel da Gobby. Agora, a marca acaba de lançar um promo vídeo com os três skatistas andando em picos da nossa região. No promo, filmado e editado por Thomas Losada, você vai ver a equipe andando na Audi , pico clássico de Ribeirão Preto , e também na rodoviária de Pitangueiras , onde Cabeça e Jonhynho quebraram tudo! O material foi colhido no final do ano passado e o representante da marca na região, Fernando Juruna , foi o responsável por apresentar os picos pros caras.

9º Campeonato de Skate Pitangueiras/SP: Pódios

Pódio Amador  1º Cadu Garcia (Uberaba)  2º Lincoln Garcia (Belo Horizonte)  3º Marcos Paulo  4º Luiz Eduardo (Pedregulho)  5º Carlos Daniel Santos Pódio Old School  1º Alexandre Garcia (Franca)  2º Fábio de Oliveira (Serrana)  3º Jackson Arantes (Sertãozinho)  4º Vinícius Serra  5º Fernando Juruna (Rib. Preto) Pódio Mirim 1º Francisco Dante (São Carlos) 2º Augusto Garcia (Uberaba) 3º Edson Uzuelle (Serrana) 4º Henrique Valdrique (Jaú) 5º Adriel Kauã (Serrana)  Pódio Iniciante 1º Vitor Lopes (São Carlos) 2º Gabriel Neto (Sertãozinho) 3º Ruan Souza (Rio Preto)  4º Samuel Rodrigo (Serrana)  5º Pablo Gustavo (São Paulo) 9º Campeonato de Skate Pitangueiras/SP: Mais fotos da premiação